MOSTRA CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Texto organizado pelas professoras da Educação Infantil 

A Escola Evangélica de Carambeí organiza todos os anos uma Mostra Científica que oportuniza a exposição de atividades e trabalhos realizados pelos alunos. Nesse espaço, as crianças tem a oportunidade de apresentar seus trabalhos e falar sobre como os realizaram e o que aprenderam sobre os temas abordados. Mesmo os mais pequeninos, já demonstram autonomia para expressar oralmente ou através de gestos suas experiências. 
Nas interações que as crianças estabelecem no seu dia a dia com a natureza e com vários sujeitos do seu meio, vivenciando práticas sociais diversas, elas se apropriam, de maneira informal, dos conhecimentos inerentes a essas vivências. A escola tem como função transformar os conhecimentos informais, que são apropriados pela criança a partir das práticas sociais, em conhecimento formal, por meio da interação entre sujeitos e de estratégias intencionalmente organizadas. A proposta da escola em relação à elaboração de projetos é justamente essa: sistematizar o conhecimento informal adquirido no cotidiano da criança, em conhecimento formal, sistematizado. O principal objetivo da Mostra é possibilitar tempo e espaço para que haja o compartilhamento do processo de transformação dos conhecimentos informais das crianças em conhecimentos formais. A maneira como é organizada privilegia a autonomia das crianças em relação à interação com os pais e demais visitantes. 
Cada turma tem a oportunidade de enfatizar o que mais gostaram de aprender ou aquelas que foram mais significativas. E os alunos da Educação Infantil também tiveram muito que apresentar, como por exemplo, a turma do Infantil 2 (matutino e vespertino) que expôs o projeto “Aquarela”, no qual apresentaram as pinturas abstratas usando a técnica com fita crepe e tinta guache. Outro ponto dessa exposição foi o trabalho por meio da música Aquarela (Toquinho) desenvolvendo ainda mais o gosto pela linguagem poética e musical, além de muitas atividades desenvolvidas durante o ano envolvendo linguagem matemática, artística, corporal, comunicação e socialização. As histórias bíblicas também estiveram presentes, como a Arca de Noé e Moisés. 
Já o Infantil 3 (matutino e vespertino) procurou expor atividades realizadas sobre as cores primárias, formas geométricas, vogais e numerais, além das atividades relacionadas aos projetos:  “Peixe Vivo” e “Vaca, que nariz é esse!” (matutino) e “Coruja Buraqueira” e “Será que é Borboleta ou Mariposa?” (vespertino). Em ambos os projetos, houve a utilização de diversos tipos de materiais como, telas, tintas, materiais retirados da natureza (como galhos, folhas...) e outros materiais diversificados.  

A turma do Infantil 4 (matutino e vespertino) apresentou suas brincadeiras prediletas e os jogos realizados diariamente em sala. As atividades artísticas tiveram destaque especial na galeria de arte, espaço em que foram expostas as atividades de pintura com diferentes técnicas e desenhos. O projetos expostos pelo Infantil 4 matutino foram “Morcego é monstro ou bicho?” e  “Sonho meu!” E o Infantil 4 vespertino mostrou o trabalho realizado com os projetos “Joaninha voa?” e “Por que leão tem juba?”. 

O Infantil 5 também apresentou uma aula completa! Muitas descobertas! Quem visitou a sala do Infantil 5 pode conhecer sobre muitos assuntos como os dos projetos:  “Como os peixes respiram dentro da água?” e “A forte formiga” (matutino) e “O que são cogumelos?” e “Do que as plantas precisam para sobreviver?”. Durante a mostra as crianças conseguiram compartilhar com os pais e demais visitantes tudo o que aprenderam e por meio das atividades que realizaram a respeito dos temas, as crianças evidenciaram suas descobertas. 

Mostrar o trabalho dos nossos alunos e ver todas as potencialidades construídas e exemplificadas em cada trabalho, nos deixa repletos de orgulho! Temos a certeza de que cada criança também percebe e orgulha-se das conquistas realizadas a cada dia. Realmente vivenciamos uma aprendizagem significativa e dinâmica! Segue as fotos de algumas atividades exposta na Mostra Científica da nossa Escola.
























































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO COGUMELOS

PROJETO “PEQUENOS AGRICULTORES”

Próxima parada... turminha do Infantil 3 matutino e vespertino!