O corpo em movimento na Educação Infantil

Autora: professora Natali Santos, Infantil IV matutino

O brincar e o movimentar-se se constituem como uma das mais importantes características da criança são elementos fundamentais para o desenvolvimento e aquisição de habilidades motoras e socioafetivas.  Por esse motivo, é importante sempre estar atento em como a perspectiva do corpo está sendo considerada no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil.

Levando em consideração isto, torna-se importante incorporar na rotina das crianças atividades que possibilitem a ela tentar, praticar, pensar, tomar decisões, avaliar, ousar e persistir através dos movimentos, buscando seu desenvolvimento integral. Nesse sentido, ao pensar o planejamento, procurei trabalhar de forma mais pontual essa questão. Nessa fase (entre 3 e 4 anos) a imitação é uma das características que mais marcam o comportamento da criança, pensando nisso utilizei alguns recursos visuais para despertar o interesse delas. Essas ilustrações que foram utilizadas fazem parte do baralho corporal, um material muito utilizado para orientar ginastas e outros atletas. 

Em um primeiro momento, escolhi aleatoriamente as cartelas do baralho corporal e as crianças reproduziram. Em seguida, cada criança escolheu uma imagem e orientou os colegas no momento da reprodução. Para finalizar, em duplas, as crianças tiveram que “montar” a posição do baralho em um amigo que estava representando o boneco.  Ao imitar posições e assumir posturas diferentes, a criança vivencia uma experiência importante de descoberta sobre o espaço e sobre si mesma.

Na escola, há a preocupação em observar como a criança internalizou a atividade, por isso, buscamos realizar ao fim das atividades práticas, uma atividade de registro. Assim, ao retornar a sala, propus às crianças que escolhessem uma imagem da cartela e que a representassem em forma de desenho, explorando, assim, outros elementos, a coordenação motora fina e a percepção.  Por fim o baralho corporal foi anexado próximo ao espelho da sala para que, espontaneamente, as crianças possam reproduzir as posições. 

Por fim, destaco que não é possível pensar o desenvolvimento integral das crianças sem que haja a inserção do corpo.  O corpo representa o primeiro brinquedo da criança, não somente em relação ao jogo e ao exercício, mas de representação de brincadeiras pelo movimento. 











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