Como nasceu nosso projeto? Em mais um momento de construção...

Autora: professora Carina Rosa Sijpkes, Infantil III matutino

A Educação Infantil é a fase de maior complexidade e intensidade de desenvolvimento. E isso tem atraído cada vez mais a atenção de pesquisadores da neurociência, cujos estudos e pesquisas têm afirmado que a qualidade das experiências vivenciadas pelas crianças nesta fase está diretamente relacionada com o desenvolvimento cognitivo, emocional e social por toda caminhada escolar, profissional, etc. Por isso, nós da Escola Evangélica de Carambeí, oportunizamos experiências significativas oferecendo aos nossos alunos vivências educacionais adequadas à sua idade e que, portanto favorecem as aprendizagens e o seu desenvolvimento de forma integral.  

Considerando que cada criança tem seu próprio tempo e forma de se desenvolver e de se relacionar com o mundo e que o que elas têm em comum é o fato de que aprendem de forma ativa, a professora Carina do Infantil 3 matutino aproveitou uma das primeiras aulas de Lego Zoom – Fazenda - para favorecer o aprofundamento de aprendizagens específicas e bem definidas desenvolvendo assim a criatividade e imaginação. Nesta aula a turminha discutiu sobre como as fazendas são e os locais que geralmente possuem e justamente sobre os locais que o interesse foi maior! 

Cada grupo escolheu um ambiente como lago, paiol, as plantações e os lugares em que os animais ficam e iniciaram a construção. Após as montagens cada criança pode falar livremente sobre seu ambiente e mostrar aos amigos. De todos os ambientes construídos, o lago foi o que mais chamou a atenção dos pequenos, todos viraram pescadores montando até uma vara. Pescaram “peixes” de tamanhos e cores variadas... E como havia peixes nesse lago! A professora percebendo o interesse lançou a seguinte questão: Será que o peixe consegue viver fora da água? 

Assim nasceu o projeto desse semestre: “Peixe Vivo!”. Por meio de atividades, desenho animado, literatura e diversas músicas, aprenderam e descobriram sobre os amigos aquáticos. Curiosos como são, convidaram a professora Iara – professora do Fundamental ll da disciplina de Ciências - para aprofundar a pesquisa em uma aula no laboratório de Ciências da Escola. Lá puderam manipular e perceber melhor as semelhanças e diferenças entre algumas espécies de peixes e responderam a pergunta; realmente peixe não pode viver fora da água! Mas também puderam descobrir muitas outras coisas relacionadas aos peixes, além de desenvolver a criatividade, a imaginação, a coordenação motora fina e a oralidade durante a realização das atividades referente ao projeto.

Para professora mais uma vez ficou claro que aproveitar oportunidades é fundamental para aprendizagem dos pequenos, uma aula pode ser o início de muitas e diferentes descobertas! 





























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO COGUMELOS

PROJETO “PEQUENOS AGRICULTORES”

Próxima parada... turminha do Infantil 3 matutino e vespertino!