O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autora: professora Natali Santos, Infantil IV matutino

Consideramos que o ensino da Arte deve receber uma atenção especial desde o oferecimento da Educação Infantil, isto porque estamos inseridos em um mundo culturalmente produtivo, do qual sofremos influências desde muito cedo na formação de nosso senso estético. O contato com a Arte nesse sentido se torna fundamental para a construção da personalidade da criança. Ela aprende a manifestar seu prazer e gosto por imagens, músicas, falas, movimentos e gradativamente começam a dar forma às suas maneiras de admirar, de gostar, de julgar, de apreciar e também, de se expressar por meio de diferentes manifestações culturais, dentre elas, as obras de arte.

Por esse motivo, ao pensar o planejamento busco proporcionar às crianças o contato com diferentes formas de fazer arte, utilizando para isso, diferentes materiais. No inicio do ano letivo, trabalhei de maneira mais direcionada sobre o oficio dos artistas através da observação de algumas obras. Muitas pessoas consideram que para as crianças pequenas, as obras não representam nada significativo, mas isso é um equivoco. Como professora, percebo que as crianças tem uma sensibilidade muito forte em relação às pinturas, isto porque, não tem medo de expressar o que sentem ao observar as obras.

Durante as aulas, sempre busco reforçar a ideia de que elas são verdadeiros artistas, desconstruindo os padrões estéticos do que é belo, que influenciam negativamente o desenvolvimento da imaginação. Apesar de ser uma atividade “livre” há sempre a mediação, mas sem a imposição do que é certo ou errado, respeitando o conceito de belo da cultura infantil. 

Cada semana trabalhamos com duas técnicas ou materiais diferentes. É interessante observar como cada criança utiliza os materiais, e como acabam modificando as técnicas escolhidas. Nesse sentido, não trabalhamos apenas com tinta ou com lápis de cor. Há a preocupação de sempre estar ampliando as experiências. Utilizamos conta gotas, esponjas, canudos, elementos naturais como folhas, pedras, além de figuras vazadas, giz molhados e objetos diversos que ajudam na composição das obras, muitos deles escolhidos pela própria criança. Esse processo é fundamental para o desenvolvimento da sensibilidade, da imaginação e criação. 

Temos claro que o papel do educador, não é apresentar a Arte para as crianças como fragmentos de uma cultura, mas sim de ampliar a sua percepção, desenvolvendo o pensamento da criança sobre o mundo, sobre si própria e estimulando nela as expressões de linguagens mais variadas.



















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