Projeto “Vamos cuidar do Planeta?”

Texto da professora Natali de Fátima dos Santos (Infantil 4 matutino).

O projeto “Vamos cuidar do planeta?” iniciou a partir de uma discussão a respeito da biodiversidade de espécies marinhas e, sobre algumas ações que podem levar a extinção das mesmas. Em uma das aulas as crianças observaram imagens de alguns animais marinhos e uma delas mostrava uma tartaruga comendo um pedaço de sacola plástica. Essa imagem foi muito marcante para as crianças. No dia seguinte um dos alunos, após o lanche, lavou a embalagem de suco que trouxe e disse que queria lavar a embalagem “para reciclar e não ir parar no mar”.

Desde então, as crianças estão desenvolvendo diferentes atividades voltadas à aquisição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para a formação de cidadãos preocupados com a construção de um futuro sustentável. Desse modo, as proposta do projeto baseia-se na perspectiva de construção histórica de sociedades sustentáveis, socialmente justas, economicamente viáveis e ambientalmente saudáveis.

Uma das primeiras atividades realizadas junto às crianças foi justamente sobre a poluição das águas, dando continuidade ao conteúdo sobre os animais marinhos. Para isso, foi confeccionada uma tartaruga em E.V.A com uma abertura na barriga para que dentro dela fossem colocadas sacolas. Em roda de conversa, foi apresentado as crianças o material. Nesse momento, elas foram convidadas a abrir a tartaruga e falarem sobre o motivo daquelas sacolas estarem dentro dela, além de levantarem questões que poderiam ajudar no processo de preservação das águas.

A partir disso, as crianças começaram a realizar o processo de coleta seletiva em sala, lavando e separando as embalagens dos lanches e depositando na lixeira destinada apenas aos recicláveis. Com esse tipo de atividade as crianças percebem o quanto de lixo é produzido todos os dias e a necessidade e importância de se realizar o processo de separação do lixo reciclável.

Como forma de envolver as famílias no projeto, foi solicitado aos pais que guardassem as sacolas plásticas utilizadas dentro do período de um mês, para que as crianças realizem um levantamento da quantidade de sacolas que são utilizadas todas as semanas, construindo cartazes com tabelas e gráficos indicando esses números. Além disso, as crianças confeccionaram sacolas de tecido, para que os pais utilizem o menor numero possível de sacolas plásticas.

As crianças também fizeram um passeio pela escola com o objetivo de coletar resíduos de embalagens, para que, em seguida, realizassem a separação e classificação desses materiais e depositarem nas lixeiras corretas.

Outra atividade desenvolvida pelas crianças foi a utilização de algumas das embalagens consumidas por elas durante o lanche, para construir o “Mercadinho” da sala. A partir dessa atividade pode-se articular outros conhecimentos envolvendo, por exemplo, o trabalho com gêneros textuais e a função social dos números de forma lúdica e, portanto, significativa.

Essas atividades possibilitam que a criança desde muito cedo se veja como protagonista nessa busca por um futuro sustentável, compreendendo que isso depende das suas interações com o universo natural de que são parte. 

























































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO COGUMELOS

PROJETO “PEQUENOS AGRICULTORES”

Próxima parada... turminha do Infantil 3 matutino e vespertino!