PROJETO “PEQUENOS AGRICULTORES”

Texto da professora Natali de Fátima dos Santos.

O projeto “Pequenos agricultores” teve inicio com uma indagação feita pelas crianças a respeito de como nasce o feijão. Após terem realizado uma gincana no parque da escola, derrubaram acidentalmente alguns grãos de feijão na grama. Alguns dias depois o feijão começou a brotar. As crianças ficaram encantadas. Foi decido então, que todos iriam semear feijão. Entretanto, os feijões que foram semeados com tanto carinho não cresceram. Isso foi uma decepção muito grande para as crianças, que perguntavam: mas por que os feijões não cresceram? A partir disso a ideia do projeto surgiu. Por que não explicar às crianças quais os cuidados devem ser levados em consideração para o cultivo não só do feijão, mas de outros alimentos?

As atividades do projeto foram pensadas considerando a necessidade de construir elos entre as crianças e a natureza, já que atualmente, há uma excessiva valorização de tudo o que é artificial. Nesse sentido, o projeto está buscando possibilitar que as crianças tenham um maior contato com a terra e compreendam a importância dela para a sociedade de modo geral.

O projeto iniciou com o cultivo de algumas verduras e legumes. As crianças participaram de todo o processo de preparação: limparam o terreno, reviraram a terra e em seguida cada criança recebeu sua mudinha para plantar. A turma foi organizada em duplas, cada dupla é responsável por regar as plantas em determinado dia da semana.

A partir desse trabalho, outras questões foram surgindo, como por exemplo, a importância do clima no que se refere ao cultivo. No primeiro mês o clima foi muito favorável para o plantio, já que fez sol e choveu de maneira intercalada. No mês seguinte, choveu de forma muito intensa e constante e as crianças perceberam que o espinafre, que foi plantado nesse mês chuvoso, não cresceu. O acompanhamento do clima está sendo feito através de desenhos no calendário. Assim, é possível verificar se choveu muito ou pouco durante o mês.

Outra atividade muito significativa foi a construção de uma “mini” composteira. Com essa atividade as crianças compreenderam, principalmente, a importância das minhocas para a qualidade da terra, as camadas da terra e porque a terra precisa ser adubada, além de compreender conceitos básicos sobre a decomposição de materiais orgânicos.

Para enriquecer ainda mais esse projeto, as crianças realizaram uma aula passeio no Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas, localizado na cidade de Ponta Grossa (PR) onde conheceram o processo de cultivo de legumes e verduras em larga escala. A visita ao colégio foi mediada pelo professor e diretor da instituição Jail Bueno, que explicou para as crianças todas as atividades necessárias para um bom cultivo. As crianças conheceram diferentes tipos de ferramentas, insumos, sementes e até como funciona o processo de irrigação. Puderam também, colher cenoura, beterraba e repolho que serão preparados na cozinha da escola. Além disso, ao final da visita, realizaram uma atividade prática em que cada criança escolheu um tipo de semente para semear.

A partir dessas práticas, as crianças estão aprendendo a apreciar e amar a terra, isto porque estão a todo tempo em contato com ela. A emoção de ver aquela mudinha crescendo as encanta. Percebe-se então, que a possibilidade de cuidar desse lugar possibilita o encontro com aquilo que verdadeiramente importa para cada uma delas e para a turma como um todo e, por isso, as mantêm interessadas.






























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