Árvore encantada
Texto da professora Jocieli Aparecida da Silva (Infantil 4).
O trabalho realizado na Educação Infantil vai muito além de iniciar a alfabetização, pois lançando mão das inúmeras possibilidades que cercam essa fase, desenvolvemos competências e habilidades que contribuem na construção de uma aprendizagem significativa e sólida. Aproveitar todos os espaços, todos os momentos para explorar e amadurecer as potencialidades da criança faz parte da nossa rotina. Brincar de “Era uma vez”, por exemplo, nos permite aprimorar a criatividade, a imaginação, a oralidade e a expressão de ideias, a socialização, a temporalidade e a organização do raciocínio, a argumentação, a problematização e resolução de situações-problema, entre outros.
O trabalho realizado na Educação Infantil vai muito além de iniciar a alfabetização, pois lançando mão das inúmeras possibilidades que cercam essa fase, desenvolvemos competências e habilidades que contribuem na construção de uma aprendizagem significativa e sólida. Aproveitar todos os espaços, todos os momentos para explorar e amadurecer as potencialidades da criança faz parte da nossa rotina. Brincar de “Era uma vez”, por exemplo, nos permite aprimorar a criatividade, a imaginação, a oralidade e a expressão de ideias, a socialização, a temporalidade e a organização do raciocínio, a argumentação, a problematização e resolução de situações-problema, entre outros.
Um exemplo de atividade envolvendo esses aspectos é o faz de conta da árvore do nosso parquinho que de repente se transformou em uma “árvore encantada”, que pode “dar frutos” um tanto estranhos, que não servem para comer e são muito engraçados. (Era uma vez uma árvore que vivia sozinha no parquinho, mas um dia ela virou encantada e nela começaram a nascer coisas malucas...).
Como nasceu o projeto da árvore encantada?
Para aguçar e desenvolver ainda mais a imaginação e a criatividade das crianças as professoras da Educação Infantil aproveitaram a árvore que existe no parquinho e a transformaram em mais uma ferramenta de aprendizagem. A árvore recebeu o nome de “árvore encantada” porque em seus galhos são colocados objetos diferentes que ficam expostos por um determinado período. Os objetos são escolhidos de acordo com o período (como uma data importante) ou outras propostas. Dessa vez a árvore recebeu meias que as próprias crianças trouxeram.
Desde então, a árvore foi realmente percebida pelos pequenos que se encantaram e até demonstraram maior cuidado em relação à nossa árvore e a natureza em geral. Estão compreendendo que árvores (encantadas ou não) são muito importantes, pois fornecem sombra, oxigênio, frutas e muitos outros elementos. Estão aprendendo também a respeitar mais meio ambiente com atitudes simples, como não arrancar flores do jardim ou floreiras da escola/praças, não jogar lixos no chão...
Afinal, é nosso dever tornar todos os espaços encantados como o parquinho da árvore encantada! Seguem alguns registros do momento em que o Inf. 4 observa os chulés!
Comentários
Postar um comentário