O de Ovo

Autora: professora Roselia Fidelis, infantil IV vespertino

O de OvO! Não somente isso... Mas O de Omelete, O de oportunidade para brincar, criar, construir e desenvolver inúmeras atividades que facilitam a aprendizagem de forma significativa e prazerosa. 

Foi exatamente nessa proposta que a professora Roselia Fidelis trabalhou a vogal O com sua turma do Infantil lV vespertino. Ao questionar os alunos e desafiá-los a pronunciar palavras que se iniciam com a essa vogal, imediatamente surgiu a palavra OVO e logo em seguida de outras surgiu a palavra OMELETE. Hum! Quanta oportunidade, não é mesmo? A professora continuou questionando os alunos em relação às palavras, dando ênfase para omelete, já que esse foi o maior interesse da turma com comentários como:

- Eu gosto de omelete, sabia profe?
- Eu não gosto de ovo!
- Profe, eu nunca comi omelete!

E é claro que a professora não desperdiçou essa chance de trabalhar o gênero receita, a origem dos ingredientes utilizados (de onde vêm), abordando também os cuidados necessários com os alimentos, a higiene, a segurança, a paciência no preparo e a partilha com os amigos. A turminha foi convidada então a “quebrar alguns ovos” na cozinha experimental da Escola Evangélica de Carambeí, para colocar em prática o que haviam descoberto e discutido em sala de aula. Todos participaram do preparo, observaram a professora fritando a omelete e se deliciaram com o resultado.

A letra O realmente oportuniza muito aprendizado! A turma aproveitou para  brincar com OVO, sabe como? Com uma divertida (e difícil) corrida do OVO na colher! Para isso a professora trouxe ovos cozidos e os alunos tinham que o mais rápido possível levar com uma colher o um ovo de um ponto a outro. Além da brincadeira que faz parte da linguagem da criança, pode-se trabalhar a coordenação motora, o equilíbrio, a concentração, a lateralidade, a frustração, a paciência, o respeito e o trabalho em equipe, já que todos torciam uns pelos outros nessa “corrida maluca”. 

Além disso, com as cascas dos ovos trazidos de casa a turma criou lindas obras de Arte, desenvolvendo a imaginação, a criatividade e a fruição ao observarem suas obras e dos amigos.  

Proporcionar momentos como esses são imprescindíveis para que as crianças se desenvolvam  em todos os aspectos. É necessários dispor atividades que os motivem a querer aprender, a querer descobrir mais e mais! 





















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO COGUMELOS

PROJETO “PEQUENOS AGRICULTORES”

Próxima parada... turminha do Infantil 3 matutino e vespertino!