Lógica Matemática! Oba!!!
Autora: professora Carina Rosa Sijpkes, Infantil 3 matutino e vespertino
O infantil 3 por meio brincadeiras e jogos como por exemplo, Matrizes Lógicas, desenvolve diariamente a autonomia de pensamento organizado e a capacidade de aprender, facilitando a construção desse raciocínio.
Aprender dentro de uma linguagem significativa faz toda a diferença, por isso que trabalhamos sempre com atividades lúdicas, oportunizando aos alunos adquirem grande influência na criatividade e competência intelectual. O lúdico estimula o interesse e a concentração, explora o potencial de cada criança. O brincar dirigido certifica que o aluno aprenda a partir de seu atual estado de conhecimento e habilidades, desenvolvendo agilidade no raciocínio e espontaneidade, ou seja, brincando com a lógica matemática construímos saberes imprescindíveis ao crescimento dos nossos pequenos!
Este trabalho é realizado individualmente e cada aluno é levado a superar desafios buscando chegar a uma conclusão através do seu próprio raciocínio. Por exemplo, na atividade citada acima, a criança monta diversas organizações, pois existem muitas possibilidades de matrizes, percebendo e verificando que as soluções não são iguais de um para outro; levando a discussão e mediação das possíveis respostas. Esse tipo de atividade permite, por exemplo, a classificação, a seriação, a interpretação de atributos que facilmente favorecem a apresentação e assimilação de conceitos pertinentes a fase escolar que se encontram, sedimentando a aprendizagem matemática.
Outro ponto a ser mencionado é que por meio de atividades como essa, trabalha-se fortemente o desenvolvimento da oralidade e do protagonismo, uma vez que o aluno é levado a verbalizar e justificar sua ação (de classificação no jogo/ matriz). Inicialmente, ela tende a trabalhar intuitivamente e não sabe bem o por quê. À medida que se habitua a justificar, os critérios ficam cada vez mais claros.
Sabemos que a criança, primeiramente, desenvolve seu raciocínio através da ação. Depois, é preciso que desenvolva a ação em paralelo com a linguagem, isto é, ela fala enquanto brinca, traduzindo todo o seu agir através da linguagem. Isto leva a um enriquecimento da linguagem e é muito necessário ao seu desenvolvimento. Por isso não deixamos de perguntar: Vamos brincar?!
Comentários
Postar um comentário