A TURMA DO INFANTIL 4 MATUTINO FINALIZOU O PROJETO “VAMOS CUIDAR DO PLANETA?!” COM CHAVE DE OURO

Texto da professora Natali de Fátima dos Santos.

O encerramento do projeto “Vamos cuidar do Planeta?!” contou com a participação dos pais dos alunos com objetivo de compartilhar conhecimentos apreendidos durante o trimestre. Esse momento foi organizado pensando nas crianças como sendo os principais mediadores do diálogo. Isto porque, buscou-se expor os conhecimentos construídos de modo que se respeitasse a forma única com que cada criança os internaliza.

Os pais foram convidados pelas crianças a formar uma roda de conversa (assim como fazem todas as manhãs juntos a professora) mostrando a eles como fazem durante as aulas. Em seguida, contaram aos pais qual foi a surpresa que haviam preparado durante o projeto, as ecobags. Antes da entrega contaram quais são os prejuízos que o consumo desmedido de sacolas plásticas causa ao meio ambiente. Nesse momento o papel da professora da turma foi apenas de mediar às falas, mas, sem interromper o diálogo das crianças que ocorreu de forma espontânea.

No momento da entrega das ecobags, as crianças ainda relembraram o levantamento das sacolas plásticas, feito no inicio do projeto, expondo a quantidade de sacolas que são consumidas semanalmente e, explicando que com o uso das ecobags esse consumo diminuiria. Além disso, foi proposta uma atividade envolvendo a utilização das ecobags. As crianças juntamente com os pais deveriam fazer uma selfie ao irem ao supermercado, mostrando que os conhecimentos apreendidos estão se convertendo em práticas de cuidado com o planeta.

Essa atividade envolvendo a participação da família representou um momento muito significativo para as crianças, pois foram capazes de se enxergar enquanto sujeitos responsáveis pela construção de um mundo mais sustentável através do compartilhamento de seus conhecimentos e ações. 
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO COGUMELOS

PROJETO “PEQUENOS AGRICULTORES”

Próxima parada... turminha do Infantil 3 matutino e vespertino!