Tem alguém espiando de dentro do buraco! E com olhos bem atentos!

Autora: professora Carina Rosa Sijpkes, Infantil III matutino


O que esse “alguém” não imaginava é que a turma do Infantil 3 (vespertino) também tem olhos atentos e que não iria passar desapercebida por essa galerinha curiosa! Logo no inicio do ano, os alunos estavam a caminho de uma aula no campo da escola quando a professora Carina avistou uma linda coruja na árvore e chamou a atenção das crianças para que também pudessem observar. Admirados, as crianças permaneceram olhando a ave por um tempinho até que a dona coruja resolveu voar. Os alunos então seguiram para aula, mas tiveram outra grande surpresa ao perceber que dentro de um buraco na lateral da grama do campo de futebol havia olhinhos atentos e de lá se ouvia um barulhinho estranho. 
Será que é um bicho? Será que é perigoso? A professora aproximou-se e descobriu todo mistério! Era uma coruja buraqueira! Imagine só a alegria das crianças ao perceberem essa ilustre visita, ou melhor, ilustre “moradora” na nossa escola. As perguntas imediatamente começaram a “voar” em todas as direções... 

- Profe, o que a coruja está fazendo no buraco? 
- Ela mora aí nesse buraco?
- Ela caiu ali dentro?
- Ela morde?
- Profe, essa é a Coruja era aquela da árvore?

Excelentes perguntas, não é mesmo!? E como boas perguntas merecem boas respostas iniciou-se a pesquisa, surgindo o projeto do semestre do Infantil 3. Primeiramente a professora esclareceu que provavelmente a coruja não tinha caído no buraco, e que sim, escolheu aquele lugar para construir um ninho. Opa! Ninho? Então quer dizer que não é apenas uma coruja, mas uma família? Um casal de corujas!? Filhotes? Puxa! Quanta coisa a descobrir! 

Por vários dias os alunos do Infantil 3 observaram e constataram que era um lindo e fofíssimo casal de corujas buraqueiras que estavam morando no ninho da lateral do campo da escola, mas infelizmente não conseguiram ver os filhotes. Mesmo assim, as descobertas não pararam de surgir e por meio de diferentes atividades (desenhos, histórias, músicas, materiais diversificados) dia a dia foram construindo conhecimentos acerca dessas aves fascinantes. Descobriram, por exemplo, que existem diferentes espécies de corujas e que algumas preferem dormir durante o dia e caçar a noite, já a coruja buraqueira gosta de ficar acordada durante o dia caçando e observando tudo ao seu redor e a noite dormir sossegada. Descobriram ainda que essa espécie é bastante comum em nossa região. 

Para finalizar convidaram a veterinária Sibeli Thais Hepp para dar maiores explicações sobre as corujas buraqueiras e complementar as descobertas. “Foi muito especial poder contar com essa ajuda. Obrigada Sibeli!” Com tudo o que aprenderam, a turma do Infantil 3 (matutino) já se considera especialista no assunto “CORUJAS BURAQUEIRAS”. Sabe o que isso significa? Que continuarão a descobrir mais sobre as corujas, pois essa é a função dos pesquisadores! Além disso, amam aprender!






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO COGUMELOS

PROJETO “PEQUENOS AGRICULTORES”

Próxima parada... turminha do Infantil 3 matutino e vespertino!