A importância do Ensino de Ciências na Educação Infantil

Autora: professora Natali de Fátima dos Santos, Infantil IV matutino

É comum as crianças fazerem várias indagações a respeito de diferentes fenômenos científicos que ocorrem em seu cotidiano, exteriorizando a sua percepção em relação ao universo. O trabalho que desenvolvemos com as crianças toma essas indagações como norte durante a esquematização do planejamento das aulas com o objetivo de tornar as crianças protagonistas do processo de aprendizagem. Nesse sentido, entendemos que a escola deve motivar e esclarecer essas curiosidades através de sua sistematização.

Durante o momento de higienização das mãos, observei o quanto é prazeroso para as crianças ver as bolhas de sabão se formando e então perguntei como achavam que as bolhas se formavam. As respostas foram das mais variadas: “mágica”, “precisa esfregar bem as mãos e pronto”, “minha mãe disse que tem que ser um sabão especial.” Ao fazer o planejamento da semana seguinte, considerei tais hipóteses e propus em uma das atividades, descobrir como as bolhas se formam. 

Os alunos realizaram todo o processo de forma autônoma, trabalhando juntas. Coube a mim, enquanto mediadora, fazer indagações durante a atividade para que ficassem atentas às transformações ocorridas ao acrescentarem diferentes elementos na água. A aluna Maria Antônia Ceccon Peroni ficou responsável por registrar em forma de vídeo esse momento. Foi possível perceber que as crianças se sentiram verdadeiros cientistas e ficaram admiradas ao assistirem o vídeo.

Para inserir a criança no universo das ciências é preciso aproveitar o que está ao entorno dela e trabalhar conceitos que sejam significativos para o mundo infantil, sempre a partir de uma proposta investigativa que possibilite a organização de suas experiências. Assim, futuramente, elas terão mais facilidade para compreender conceitos científicos que serão aprendidos em segmentos posteriores. 











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO COGUMELOS

PROJETO “PEQUENOS AGRICULTORES”

Próxima parada... turminha do Infantil 3 matutino e vespertino!