A importância do Ensino de Ciências na Educação Infantil
Autora: professora Natali de Fátima dos Santos, Infantil IV matutino
É comum as crianças fazerem várias indagações a respeito de diferentes fenômenos científicos que ocorrem em seu cotidiano, exteriorizando a sua percepção em relação ao universo. O trabalho que desenvolvemos com as crianças toma essas indagações como norte durante a esquematização do planejamento das aulas com o objetivo de tornar as crianças protagonistas do processo de aprendizagem. Nesse sentido, entendemos que a escola deve motivar e esclarecer essas curiosidades através de sua sistematização.
Durante o momento de higienização das mãos, observei o quanto é prazeroso para as crianças ver as bolhas de sabão se formando e então perguntei como achavam que as bolhas se formavam. As respostas foram das mais variadas: “mágica”, “precisa esfregar bem as mãos e pronto”, “minha mãe disse que tem que ser um sabão especial.” Ao fazer o planejamento da semana seguinte, considerei tais hipóteses e propus em uma das atividades, descobrir como as bolhas se formam.
Os alunos realizaram todo o processo de forma autônoma, trabalhando juntas. Coube a mim, enquanto mediadora, fazer indagações durante a atividade para que ficassem atentas às transformações ocorridas ao acrescentarem diferentes elementos na água. A aluna Maria Antônia Ceccon Peroni ficou responsável por registrar em forma de vídeo esse momento. Foi possível perceber que as crianças se sentiram verdadeiros cientistas e ficaram admiradas ao assistirem o vídeo.
Para inserir a criança no universo das ciências é preciso aproveitar o que está ao entorno dela e trabalhar conceitos que sejam significativos para o mundo infantil, sempre a partir de uma proposta investigativa que possibilite a organização de suas experiências. Assim, futuramente, elas terão mais facilidade para compreender conceitos científicos que serão aprendidos em segmentos posteriores.
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