Projeto Zum - Zum - Zum

Texto da professora Carina Rosa Sijpkes (Infantil 3).

A turma do Infantil 3 da Escola Evangélica de Carambeí desenvolvem dois projetos durante o ano sobre assuntos que nascem do interesse das crianças, uma curiosidade, um acontecimento, uma visita inesperada em sala de aula, enfim, o que despertar aquele gostinho de aventura pelo conhecimento!

O projeto desse semestre tem como objetivo aguçar a curiosidade dos alunos sobre a vida das abelhas e a sua importância para natureza.

O projeto Zum, Zum, Zum surgiu com a visita inesperada no pátio da escola de uma abelhinha que estava procurando sua casa e não encontrava. Logo, a turma do inf. 3, começou a questionar a respeito dessas amigas voadoras.

- Onde é a casa dela?

- Ela pega mel na flor?

- Será que ela morde?

Para responder a estes e outros questionamentos, iniciamos o projeto com uma roda de conversa mostrando um favo de mel questionando se já conheciam, se era doce ou salgado e quem tinha feito aquele favo. Puderam ainda degustar o mel, comprovando que era doce.

Em outro momento assistiram ao filme Bee Movie (DreamWorks Animation SKG), e foram levados a observar a importância das abelhas e perceber o difícil trabalho de buscar o néctar na flor e levar para a colmeia, que é a casinha para fazer o mel.

As crianças fizeram várias atividades envolvendo diferentes áreas do conhecimento, utilizando materias diversificados, enriquecendo ainda mais a aprendizagem.

Recebemos também a visita do senhor Ronaldo e sua esposa Anne Fuchs, apicultores da região de Castro/Pr que proporcionaram à turma do Infantil 3 informações valiosas sobre as queridas abelhinhas. O casal relatou como e por que as abelhas produzem mel, sobre a importância das abelhas para a agricultura e os cuidados que devemos ter ao encontra-las. Mostraram as roupas de proteção, a casinha de madeira onde fica a tela para a colmeia e demais objetos que utilizam na fazenda de mel. As crianças ficaram empolgadas colocando a máscara de proteção! Foram momentos de um doce e gostoso aprendizado.

Relataram aos nossos pequenos como e porque elas produzem o mel, sobre a importância das abelhas para a agricultura. Também fizeram uma demonstração das roupas de proteção onde as crianças ficaram empolgadas colocando a máscara de proteção. Foram momentos de grande aprendizado e doces como mel! Obrigado Ronaldo e Anne Fuchs por repassarem seus conhecimentos aos nossos pequenos.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO COGUMELOS

PROJETO “PEQUENOS AGRICULTORES”

Próxima parada... turminha do Infantil 3 matutino e vespertino!