Projeto 'Minhoca é cobra?'

Texto da professora Jocieli Aparecida da Silva (Infantil 4).

A turma do Infantil 4 vespertino, demonstrou curiosidade ao cantar a música a “A Cobra não tem pé”, indagando à professora se as minhocas também eram cobras. Surgiu então a pergunta que dá nome ao projeto desse semestre: MINHOCA É COBRA?

A partir dessa pergunta, toda semana, as crianças realizam atividades na tentativa de obter a resposta. Já descobriram que apesar de muitas semelhanças são animais distintos, de diferentes espécies e com características bem peculiares como, por exemplo, cobras podem ser coloridas, e as minhocas tem apenas a cor marrom em seu corpo. Cobras se alimentam de frutas, pequenos ou grandes animais, ovos; enquanto as minhocas se alimentam basicamente de terra.

Fizemos também uma experiência para tentar imaginar como é trocar de pele como as cobras. Passamos cola branca na palma da mão e após secar puxamos e não é que parecia uma “troca pele”! Com isso puderam constatar que as cobras quando crescem, podem trocar pele, mas as minhocas não.

Minhocas e cobras são muito interessantes e existe um mundo de coisas para descobrir sobre elas, por isso os alunos foram até o CAMPUS da UEPG para buscar mais informações. Os estudantes de Zoologia Bruno e Marilize tiraram todas as dúvidas, ajudaram a responder nossa pergunta inicial e ainda enriqueceram nosso projeto com novas descobertas. Puxa, como é bom aprender!





























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO COGUMELOS

PROJETO “PEQUENOS AGRICULTORES”

Próxima parada... turminha do Infantil 3 matutino e vespertino!