Projeto “Abraço de Urso”

Texto da professora Terezinha de Jesus Cunha Gonçalves (Infantil II).
O projeto surgiu durante uma roda de conversa (parte fundamental da nossa rotina em sala) quando uma das alunas, a Clara (1 ano e 11 meses), abraçou o ursinho de pelúcia - que estava sendo utilizado como meio de incentivo para expressão de afeto e compreensão de tempo para falar e ouvir – dizendo:

- “Abraço de Urso!”.

O objetivo desse projeto foi estimular a afetividade entre as crianças, que observam e absorvem informação a todo tempo. Além disso, aproveitamos para descobrir curiosidades sobre a vida do urso, seu lar e sua alimentação. Oportunizou-se aos alunos do Infantil 2 vivenciar diferentes atividades como a degustação do atum que é um dos alimentos preferidos do nosso amigo urso. Cantamos, brincamos, realizamos atividades com materias diversificados e construímos o “Urso Grande”, ideal para abraçar e deitar!

Um dos pontos mais apreciados pela turminha foi em levar o urso para passar o fim de semana em casa (o ursinho de pelúcia e sua sacola). Desse modo, além da alegria das crianças ao levar o ursinho, a família também aproveitou para dividir esses momentos especiais vividos em sala de aula. Como nesse relato que a mãe da Livia nos forneceu:

“Na sexta-feira fiquei muito feliz quando mamãe me mostrou que teríamos um amiguinho muito especial em nossa casa no final de semana: O MIMO. Logo que abracei o mimo já começamos a dançar as músicas que gosto de ouvir e quando o papai chegou brincamos de roda cotia. Claro que dormi agarradinha com ele e quando acordei, no sábado brinquei tanto com ele que até o lacinho desfiou. Quando a chuva chegou mostrei para o mimo e depois ficamos sentadinhos olhando a chuva cair. A noite fomos na festa dos imigrantes e mostrei o “um”(vaquinha) para o mimo e depois dançamos ao som de animadas músicas holandesas. Quando chegamos em casa, ensinei a ele como escovo meus dentes e nós fomos dormir com a boca bem limpinha.

Dormi uma última noite abraçada com ele para então deixar que o próximo coleguinha possa brincar com ele. Obrigada profes por nos permitir passar o final de semana com o mimo, eu, o papai e a mamãe amamos essa experiência”. (Ariene Sabrina Dalzotto)

Literalmente abraçamos nossos ursinhos em sala! Com esse projeto percebemos também que as crianças ficaram mais calmas, seguras e motivadas a interagir umas com as outras. O afeto construído por meio do projeto foi um grande facilitador da aprendizagem e para a adaptação da rotina escolar nesta fase em que eles se encontram, pois proporcionou o desenvolvimento da autoestima, do amor, da paciência (saber esperar), do carinho, do cuidado, entre outros valores que colaboram com o crescimento da turminha do Infantil 2.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO COGUMELOS

PROJETO “PEQUENOS AGRICULTORES”

Próxima parada... turminha do Infantil 3 matutino e vespertino!